Eventos

PBH promete enviar novo projeto sobre cobradores do Move
Por: 30 de Janeiro de 2014 em: Eventos

Diante da ameaça dos rodoviários em boicotar o início do Move (nome dado ao BRT, sigla em inglês para transporte rápido por ônibus) por causa do veto da Câmara Municipal à manutenção da função de cobrador nos ônibus convencionais, a Prefeitura de Belo Horizonte informou nesta quarta que irá encaminhar uma nova proposta ao Legislativo sobre o tema.

A polêmica começou depois que um artigo de uma emenda ao Projeto de Lei 590/13, do Executivo, foi barrado pelos vereadores, no fim de dezembro passado. O texto limitava a exclusão dos profissionais às linhas do Move, em ônibus executivos ou microônibus. Atualmente, eles são dispensados das linhas convencionais aos domingos, feriados e no período noturno.

Conforme O TEMPO mostrou nesta quarta, a prefeitura havia prometido o retorno dos profissionais às linhas convencionais em tempo integral ao Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Belo Horizonte (STTR-BH). Porém, 12 dos 22 vereadores presentes na sessão votaram contra.

Na mesma sessão, os vereadores conseguiram aprovar separadamente o artigo da emenda que autoriza a exploração da publicidade em pontos de ônibus e estações do Move, deixando em aberto a destinação dos recursos arrecadados.

Apesar de a emenda ser assinada pelo vereador Wagner Messias, o Preto (DEM), ele disse ontem que recebeu a proposta do Executivo já com os dois artigos. “Como líder de governo, apenas assinei o que o Executivo enviou. Quem tem que esclarecer o uso desse dinheiro, então, é a prefeitura”, disse o vereador.

Por meio de sua assessoria, a prefeitura informou que o dinheiro será utilizado para a “melhorias dos abrigos de ônibus”. Atualmente, são 2.280. Mas, o Executivo não revelou quanto pretende arrecadar com a publicidade nem se parte do dinheiro poderá ser usado para amortizar o preço da passagem.