Eventos

Vitória!
Por: 17 de Outubro de 2014 em: Eventos

A luta do Sindicato dos Rodoviários de BH resultou em mais uma vitória dos Trabalhadores: Banheiros masculinos e femininos (onde houver mulheres) passa a ser uma obrigação no transporte coletivo. A determinação é do Ministério Público do Trabalho (MPT) que expediu a medida no dia 7 de outubro, estipulando um prazo máximo de 60 dias ( até 6 de dezembro) para as empresas regularizarem a situação, instalando sanitários em todos os PCs e estações de acordo com a NR24 (Norma Regulamentadora que determina as condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho).

A intervenção do MPT ocorreu após um trabalho árduo da diretoria do Sindicato. A entidade realizou um levantamento minucioso sobre as condições de trabalho oferecidas aos operadores do transporte coletivo. Durantes meses, diretores e delegados sindicais verificaram os pontos finais e, por meio de relatórios, fotos e vídeos, apresentaram em três audiências com Ministério Público (10/06,28/08 e 07/10) um dossiê completo contendo as provas das irregularidades das quais o Trabalhador era submetido.   

A princípio o procurador do MPT, Antônio Carlos Pereira, deu prioridade a questão que envolvem os banheiros, já que trata-se de algo emergencial e que há anos é cobrado pelos Trabalhadores. Mas o mesmo procurador garantiu que outras irregularidades serão verificadas, como: as condições de higiene pessoal, refeitórios, cozinhas, lixeiras com tampa e fornecimento de água potável. A garantia foi dada no seminário realizado em junho desse ano, organizado pelo próprio Ministério Público, em parceria com a UFMG e o Sindicato, no qual foi apresentado um  Estudo das Condições de Saúde e Trabalho dos Rodoviários. O estudo desenvolvido pela Universidade Federal, revelou uma série de situações degradantes enfrentadas pelos Trabalhadores e contribuiu diretamente para a decisão do MPT. 

Para o Presidente do Sindicato, Ronaldo Batista, essa conquista representa uma questão de honra para a nova diretoria da entidade. "Assumimos o compromisso com a categoria e cumprimos a nossa promessa. Condições de trabalho descentes é uma obrigação, não um benefício", afirma.

A diretoria do Sindicato ressalta ainda que a participação dos trabalhadores, denunciando os locais que ainda não possuem banheiros ou não estão adequados com as condições exigidas pela NR24, será essencial para consolidação da vitória.