Notícias

Categoria aprova fim do Intervalo de uma hora e importantes conquistas
Por: 02 de Marco de 2015 em: Notícias

Os Rodoviários do Transporte Coletivo de BH e Região Metropolitana aprovaram, em assembleia realizada, na última quarta-feira, 25, a proposta que coloca fim no Intervalo de Repouso e/ou Alimentação (após a sanção do PL4246) e reajuste linear de 8% (salário, ticket e PLR). Além do retorno do intervalo de 20 minutos e a obtenção do ganho real, a categoria também conquistou benefícios importantes, como a alteração na apuração de horas extras de 220 para 200 horas, retroativo à primeiro de fevereiro (que resulta no aumento do valor da hora trabalhada), classificação do motorista de veículo articulado e a manutenção de todos os direitos conquistados, algo que pode ser considerado como vitória em período de crise.

Este ano, o Sindicato intensificou a luta pela redução da jornada e o fim do intervalo de uma hora, principais reivindicações da categoria. Após intensas batalhas em Brasília, o Sindicato obteve da própria presidente da república, Dilma Rousseff, a garantia da sanção do texto que permite o retorno do intervalo de 20 minutos no Transporte Coletivo. Diante disso, o Sindicato exigiu dos patrões durante a negociação a readequação do intervalo após a mudança na Lei.

Para o presidente do Sindicato, Ronaldo Batista, os Trabalhadores coseguiram conquistar em meio a uma grave crise econômica, benefícios que outras categorias não terão. “Sabemos que precisamos avançar muito para conceder a categoria àquilo que ela almeja, porém saímos fortalecidos de uma crise sem precedentes. Enquanto em outros setores, há cortes de direitos, reajustes abaixo da inflação e demissões em larga escala, nós conseguimos manter as conquistas e atender uma importante reivindicação dos Trabalhadores”, conclui.