Notícias

Esforço do Sindicato resulta em projetos de Lei em defesa dos cobradores
Por: 28 de Janeiro de 2016 em: Notícias

A diretoria do Sindicato luta em várias frentes para manter o posto de trabalho dos cobradores. Além de intensificar a mobilização da categoria, o Sindicato debateu o assunto tanto no âmbito municipal quanto nacional. A intenção é estabelecer em Lei a função do cobrador, indispensável para um transporte coletivo de qualidade e seguro.

Atualmente, a retirada dos cobradores em Belo Horizonte é amparada pela Lei 10.526, que permite a circulação de coletivos em horário noturno, domingos e feriados sem a presença do agente de bordo. Fato que levou o Sindicato a buscar apoio na Câmara Municipal, na tentativa de aprovar um novo regimento que substitua a “Lei do desemprego”.

O primeiro passo foi dado no final do ano passado, com o PL 1781/15, de autoria do Vereador Adriano Ventura (PT). O projeto pretende exigir a presença dos cobradores em todos os coletivos da capital e, com isso, garantir o emprego de milhares de pais de famílias.

O deputado federal Laudívio Carvalho, também cumpriu com o compromisso firmado ao STTRBH e entrará no congresso nacional com o projeto de Lei que garante uma tripulação mínima nos coletivos de todo o Brasil, já que várias capitais passam pelo mesmo problema.

Para o presidente do Sindicato, Ronaldo Batista, a ausência de vereadores oriundos da categoria torna a batalha ainda mais complexa. “O apoio dos parlamentares na execução dos projetos foi fundamental para as nossas pretensões. Porém, é importante que os Rodoviários participem das eleições partidárias com um olhar voltado para a nossa categoria. Precisamos ocupar espaços dos quais não somos representados. Só assim, teremos força para vencer essa guerra”, conclui.   

 

 

 

 

 

 

 

Veja no aqrquivo anexo outro projeto de Lei, de autoria do deputado Vicentino, que busca garantir o emprego dos agentes de bordo.