Notícias

Câmara Municipal de Belo Horizonte arma para acabar com os cobradores
Por: 22 de Abril de 2016 em: Notícias

A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) prepara mais um ataque aos postos de trabalho dos cobradores.  Nos dias 18 e 19 de abril, foi colocado em uma votação relâmpago, em primeiro e segundo turno respectivamente, o projeto de lei 1881/16, de autoria do VEREADOR AUTAIR GOMES (PSC), que acaba com a obrigatoriedade dos cobradores nos ônibus da capital. O projeto prevê à operacionalização da bilhetagem eletrônica nos coletivos e ao mesmo tempo modifica o artigo 4 da Lei 8224, que garante a permanência dos agentes de bordo. A votação da Câmara foi simbólica, ou seja, não houve debate e nem a necessidade de quorum mínimo.  

 

Para o presidente do Sindicato dos Rodoviários de BH (STTRBH), Camilo Moreira, para a aprovação de um projeto como este, que afeta diretamente milhares de pessoas, deveria haver o mínimo de clareza. “Os vereadores demonstraram que não possuem compromisso nenhum nem com os Trabalhadores e muito menos com a população. Como o PL beneficia apenas os empresários, a votação foi na calada da noite e de forma sorrateira. Uma atitude vergonhosa de uma casa que deveria defender os interesses da sociedade”, questiona.   

 

Vale ressaltar que em 2012, a Lei 10526 também foi aprovada à surdina, no dia 26 de dezembro. Data propicia para enfraquecer qualquer tipo de mobilização. Para Camilo, a ausência de um representante da categoria na CMBH favorece a ação dos “agentes patronais”. “Projetos como esses chegam ao nosso conhecimento somente quando a matéria já está sendo aprovada, já que não há alguém comprometido com a nossa causa para nos alertar das manobras de vereadores que na verdade são agentes patronais”, afirma.    

 

O projeto agora será encaminhado para a análise do prefeito Márcio Lacerda, que decidirá pelo veto ou a aprovação da matéria. O Sindicato já protocolou ofícios a prefeitura, Ministério Público do Trabalho e a BHtrans, na tentativa de discutir melhor o assunto. A diretoria do STTRBH  pede a categoria para ficar alerta e mobilizada, pois o caminho a ser seguido será de muita luta e combatividade.