Notícias

Luta pela permanência dos cobradores ganha destaque em BH e Região Metropolitana
Por: 20 de Marco de 2017 em: Notícias

O tema que envolve a permanência dos cobradores em Belo Horizonte e Região Metropolitana vem sendo o grande foco das discussões nesse primeiro trimestre. Na capital, o vereador Carlos Henrique (PMN) apresentou a Câmara Municipal um projeto de lei que prevê a obrigatoriedade dos agentes de bordo nos ônibus que circulam nos feriados, finais de semana e após às 22h.  Ele informou ainda, que a proposta tem o apoio de outros 38 parlamentares. 

 

A Câmara Municipal de Santa Luzia também manifestou, pelo menos a principio, apoio aos cobradores.  No dia 14 de março, os vereadores aprovaram o PL que obriga as empresas a operarem com os agentes de bordo. A matéria foi aprovada por 8 votos a favor, 4 contrários e 3 abstenções. O texto agora será analisado pela prefeita da cidade, Roseli Pimentel, que decidirá pelo veto ou a sanção do projeto.

 

Já em Nova Lima, foi realizada no último dia 16, uma audiência pública que debateu a melhoria do transporte coletivo. Entre os temas, o foco maior ficou por conta da situação dos cobradores. A discussão resultou em uma comissão formada por três vereadores que terão a incumbência de formular um projeto de Lei que regule a operação dos coletivos com os cobradores e apresentar para apreciação da Câmara.

 

Para o presidente do STTRBH, Ronaldo Batista, as medidas são bem vindas, mas requer ainda muito cuidado e atenção dos trabalhadores. “O Sindicato vem acompanhando de perto e participando ativamente de todas as iniciativas relacionadas com os cobradores. As propostas são importantes, mas temos que ficar atentos para não favorecer oportunistas que querem crescer em cima da nossa causa”.

Ronaldo ressalta ainda que não há nada de concreto e que a luta será longa. “O que temos são propostas e intenções. Existe um projeto em BH, mas ainda não foi votado pela Câmara. Em Santa Luzia, a aprovação do PL depende da sanção da prefeita e, em Nova Lima, o debate está apenas no inicio. Em resumo, estamos diante de uma luta longa que está longe do fim”, conclui.