Eventos

Carta aberta a polução de BH e Região Metropolitana
Por: 25 de Abril de 2017 em: Eventos

A Diretoria do Sindicato dos Rodoviários de Belo Horizonte e Região Metropolitana (STTRBH) informa que no próximo dia 28 de abril, sexta-feira, haverá paralisação geral do transporte coletivo de BH e Região. O movimento faz parte do Dia Nacional de Luta em defesa da Previdência Social e dos direitos trabalhistas sumariamente atacados pelo Governo Federal.

 

É importante ressaltar que a mobilização não representa anseios particulares dos Rodoviários, uma vez que diversas categorias aderiram ao movimento. O entendimento coletivo é que as reformas irão prejudicar significativamente toda a sociedade.  

 

Para justificar a necessidade da reforma previdenciária, o governo utiliza de informações contraditórias e evita um debate amplo que de fato aponte soluções justas e coerentes para sustentabilidade da Previdência Social.  

De acordo com a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP), a tese de que há um grande déficit na Previdência é mentirosa. Ela faz parte da Seguridade Social, que inclui o tripé previdência, saúde e assistência social, que possuem diferentes fontes de financiamento, como contribuições sobre a folha de pagamentos, sobre o lucro das empresas, das importações e até dos concursos promovidos pelas loterias da Caixa Econômica Federal.

O que o governo não mostra é a quantidade de empresas que devem a Previdência e que esses valores fariam diferença na conta total dos recursos.

 

Quanto à reforma trabalhista, direitos como jornada diária de 8 horas, pagamento de hora extra, adicional noturno, férias de 30 dias e multas rescisórias (em caso de demissão), estariam ameaçados. Se aprovada, a CLT deixaria de ser parâmetro para a fixação dos contratos de trabalho e vigoraria o negociado sobre o legislado.

 

            Dessa forma, pedimos a compreensão de todos que necessitam do transporte coletivo. Sabemos da importância do serviço, mas entendemos que o momento requer união e muita luta para que possamos garantir, ao menos, os direitos conquistados pelo povo brasileiro.