Notícias

SUCESSO DA BLITZ EDUCATIVA
Por: 04 de Junho de 2019 em: Notícias

O Sindicato dos Rodoviários de BH (STTRBH) realizou uma grande ação que proporcionou aos trabalhadores um momento único de conscientização e cuidados com a saúde. O projeto Blitz STTRBH ocorreu na estação São Gabriel, no dia 13 de maio, e contou com o auxilio de profissionais da saúde e representantes do DETRAN/MG. O objetivo foi o de gerar conscientização na categoria quanto aos cuidados à saúde e o respeito às Leis de trânsito. A preocupação do Sindicato é com o aumento expressivo do número de Rodoviários afastados de suas funções em decorrência de adoecimento ou por inflações de trânsito, que acarretam na perda da CNH.
Atualmente o estresse vem sendo o grande vilão da categoria (22% de afastados). A combinação de um trânsito caótico, jornada intensa, relação com usuários e, agora, acúmulo de funções trazem ao operador um peso psicológico e emocional significativo, responsáveis por grande parte das doenças. Além disso, o sedentarismo e uma alimentação inadequada contribuem para o agravamento dos problemas.
Em relação ao trânsito, o sindicato recebe, em média, 2 a 4 ocorrências diárias de trabalhadores com excesso de pontuação na carteira. Com a CNH suspensa, o motorista fica inabilitado de exercer a profissão e pode, inclusive, ser demitido por justa causa.
A intenção da entidade é promover as blitz mensalmente, em estações do sistema de transporte coletivo de Belo Horizonte. Além do trabalhado educativo que conta com o apoio do DETRAN-MG e profissionais ligados à saúde, os trabalhadores poderão aferir pressão arterial e glicemia.