Notícias

Sindicato cobra de autoridades providências para o fim da dupla função
Por: 01 de Junho de 2015 em: Notícias

 

O Sindicato dos Rodoviários de BH e Região (STTRBH) permanece na luta em prol da manutenção dos cobradores nos ônibus coletivos de Belo Horizonte e região metropolitana. Na última terça-feira, 19, durante uma audiência pública, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que debateu o transporte coletivo e a implantação do MOVE na região metropolitana, a diretoria do Sindicato inseriu na pauta de discussões a questão da dupla função e foi incisiva ao cobrar das autoridades providências imediatas sobre o assunto. Até porque, a circulação do ônibus sem cobrador não se limita apenas ao âmbito trabalhista. Em termos gerais, milhares de pais de famílias perderiam o emprego, aumentaria a sobrecarga ao motorista e as viagens ficariam mais demoradas e perigosas, já que o condutor exerceria mais de uma função.

O Sindicato dos Rodoviários tem um longo histórico de luta contra a prática da dupla função. Foi graças a essa combatividade, que Belo Horizonte ainda resiste com a presença dos agentes de bordos nos ônibus convencionais. Ao longo do tempo, vários protestos e greves foram realizados, além de ações na justiça e invistas junto ao poder legislativo.

Para o presidente do Sindicato, Ronaldo Batista, a luta dos Trabalhadores precisa ser ampla, atingindo inicialmente o poder legislativo e o Ministério Público. “A mobilização dos Trabalhadores tem que ser intensa e organizada. Primeiramente, temos que exigir dos parlamentares uma Lei que garanta a tripulação mínima nos ônibus, o que consequentemente garantiria o posto do cobrador. Iremos recorrer também ao Ministério Público, já que a contribuição MPT é um passo importante para colocar um fim nesse mal e evitar várias tragédias anunciadas”, conclui. 

 

Veja mais fotos da Assembléia