Notícias

Reunião com a PM estabelece diálogo e trabalho em conjunto no combate à violência
Por: 21 de Fevereiro de 2017 em: Notícias

A diretoria do Sindicato dos Rodoviários de Belo Horizonte e Região (STTRBH) se reuniu na última segunda-feira, 20, com o Comandante da Primeira Região da Policia Militar, Coronel Winston Coelho Costa para discutir medidas de segurança a operadores e usuários do transporte coletivo, principais vítimas dos ataques a ônibus quem vem ocorrendo na Grande BH.

A reunião contou também com as presenças dos representantes do SETRA-BH, BHTrans e dos presidentes dos Sindicatos dos Rodoviários de Betim e Contagem.

O Sindicato buscou com o encontro, as garantias necessárias para que os operadores possam exercer a profissão com o mínimo de segurança. Desde o mês de janeiro, 22 ônibus foram incendiados na capital e Região Metropolitana, situação que vem colocando a categoria em estado de pânico. “Os operadores são vítimas de uma abordagem criminosa. Existe um grande temor de sair para trabalhar e não voltar mais para casa. Queríamos ouvir da Policia se há um plano estratégico para coibir esses atos, além de oferecer a nossa ajuda para mapear os pontos críticos”, relata o presidente do STTRBH, Ronaldo Batista.

O Sindicato já havia anunciado na semana passada que diante da permanência dos ataques, o caminho seria a paralisação do transporte coletivo. Segundo Ronaldo, apesar de não descartar possíveis greves, a ação seria desnecessária no atual momento. “Foi nos passado na reunião que todos os esforços estão voltados para esse problema, inclusive, é fato que as ocorrências vem diminuindo e mais de quarenta pessoas já foram detidas, não justificando, portanto, a paralisação. Mesmo assim, não hesitaremos em recolher ônibus ou parar qualquer linha que apresente risco aparente para o trabalhador”, afirma.

 A reunião também serviu para estabelecer um elo colaborativo entre a PM e as entidades sindicais. A partir de agora, os Sindicatos irão participar das discussões e contribuir com a Policia nas demandas que envolvem as ocorrências no transporte coletivo.

A diretoria do Sindicato também solicitou uma reunião com a prefeitura de Belo Horizonte para tratar desse e outros assuntos referente ao transporte coletivo. Até a publicação do informativo, não houve resposta por parte do executivo.

 

Veja o link da matéria exibida pelo MGTV referente ao assunto:

 

http://g1.globo.com/minas-gerais/mgtv-1edicao/videos/t/edicoes/v/sindicatos-e-pm-se-reunem-para-discutir-medidas-de-seguranca-em-onibus-na-grande-bh/5667225/