Notícias

Luta em prol dos cobradores avança em BH
Por: 31 de Dezembro de 2018 em: Notícias

Os Rodoviários de BH obtiveram uma importante vitória neste fim de ano na batalha contra os ônibus sem cobradores. A partir de janeiro de 2019, as empresas que operam no sistema terão que cumprir a Lei municipal 10.526 e manter os agentes de bordo nos coletivos da cidade, respeitando os critérios que o regimento exige.

A diretoria do Sindicato luta há anos pelo emprego dos cobradores e contra a dupla função do motorista. Diferente de outras capitais espalhadas pelo país que, praticamente extinguiram a função de cobrador, Belo Horizonte resiste à nefasta tendência tecnológica que inevitavelmente elimina postos de trabalho em vários seguimentos.  Recentemente o STTRBH realizou várias paralisações em estações e linhas que circulam sem o cobrador em horários não permitidos pela Lei. Além disso, a entidade solicitou a intervenção do Ministério Público e cobrou ações efetivas por parte da prefeitura e da BHTrans.

O resultado desse esforço é o retorno de parte desses trabalhadores já no próximo mês. Para o presidente do STTRBH, Paulo Cesar Silva, essa vitória é fruto de um trabalho sério e combativo por parte do Sindicato. “Conduzimos essa luta com muita seriedade, sem demagogia e oportunismo. Mais uma vez demonstramos aos trabalhadores quem de fato está ao lado da categoria”, afirma.

O Sindicato irá acompanhar de perto o processo que prevê o retorno dos agentes de bordo e continuará fiscalizando as empresas que estiverem descumprindo a Lei.