Notícias

Prefeitura de Belo Horizonte pretende construir 14 mil moradias populares
Por: 27 de Novembro de 2013 em: Notícias
Casas estão incluídas no Minha Casa Minha Vida e serão feitas na região do Isidoro

Tiago de Holanda

Publicação: 27/11/2013 06:00 Atualização: 27/11/2013 06:45

02254

O prefeito de Belo Horizote, Marcio Lacerda, apresentou ontem ao Ministério das Cidades, em Brasília, projeto para a construção de cerca de 14 mil casas populares na região do Isidoro, no Vetor Norte de Belo Horizonte. Ele se reuniu com a secretária nacional de Habitação, Inês Magalhães, e representantes da Caixa Econômica Federal, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Segundo o projeto, as edificações, cujos custos não foram divulgados, estão incluídas no programa Minha casa, minha vida. Além das moradias, o projeto prevê obras de infraestrutura na região, como escolas, centros de saúde e outros equipamentos.

Segundo a prefeitura, cerca de 8 mil moradias populares estão sendo erguidas ou já têm recursos aprovados para construção na capital mineira. Elas serão erguidas por meio dos programas Minha casa, minha vida e Vila viva. O município também abriu chamamento público para edificar outras 6 mil moradias no Bairro Capitão Eduardo, Região Nordeste de BH. O resultado deve ser divulgado no próximo mês.

Em setembro, a prefeitura lançou o programa BHMorar, que estipula o uso de terrenos do município para construção de moradias populares e incentivos para que áreas particulares sejam cedidas para a iniciativa. A previsão é de que, em prazo de oito a 10 anos, seja sanado o déficit populacional da capital, atualmente de cerca de 60 mil moradias.