Notícias

Senado adia votação que pode alterar a Lei do descanso
Por: 30 de Maio de 2014 em: Notícias

O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 41/2014, que amplia a jornada dos motoristas profissionais, dividiu a opinião dos senadores na última quarta-feira (28) e acabou tendo sua votação adiada para esta semana, provavelmente para dia 03 de junho. O PLC 41 altera a Lei 12.619/2012, conhecida como Lei do Descanso, em vigor há um ano e meio, para permitir jornada de oito horas, com duas horas extras. No entanto, por convenção ou acordo coletivo, o período adicional pode chegar a quatro horas, levando a uma jornada total de 12 horas. Além disso, a cada seis horas ao volante, o motorista deverá descansar 30 minutos, porém esse tempo poderá ser fracionado. A lei atual exige descanso a cada quatro horas em viagens de longa distância.

A diretoria do Sindicato dos Rodoviários de BH está acompanhando de perto o desenrolar desta batalha. Caravanas já foram organizadas para Brasília e uma grande mobilização está sendo formada através das lideranças  da FETTROMINAS, da CNTTT e as demais Federações espalhadas pelo país. Já foi aprovado o estado de greve e a qualquer momento poderão ser realizadas paralisações envolvendo Rodoviários de todo o Brasil. 

Além da luta para evitar a descaracterização da Lei 12.619, o Sindicato quer debater também a questão do intervalo de repouso e/ou alimentação, sendo que a grande reivindicação dos operadores do transporte coletivo de BH e Região, seria o retorno do intervalo de 20 minutos, como era praticado anteriormente.  

            Assistam a reportagem realizada pela TV Senado que ralatou mais sobre assunto: