Notícias

Viagens de ônibus por Belo Horizonte inspiram livro de contos
Por: 14 de Agosto de 2017 em: Notícias

Cem viagens de ônibus por várias regiões de Belo Horizonte, realizadas com foco na avançada prática da bisbilhotice e muitas horas dedicadas em prestar atenção na vida alheia, ouvindo conversas privadas, escutando confidências, examinando rostos, gestos, vozes, suspiros e emoções, foram a matéria prima do livro A Sereia da Contorno e outras histórias, (Selo Leme), contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2015-2016, que será lançado no sábado, dia 19 de agosto, no parque municipal, das 10h às 12h, num evento com pipoca, algodão doce e música. O livro, que tem 25 histórias, elaboradas a partir de fragmentos de vidas desconhecidas capturados nos pontos e dentro dos ônibus, é parte de um projeto que prevê a distribuição gratuita para motoristas, cobradores e fiscais das linhas de ônibus de BH.

A escritora e jornalista Constança Guimarães, autora do livro, conta que algumas histórias ouviu boa parte delas, seguindo discretamente os personagens até seus pontos de destino, e outras, escutou fragmentos e, com toda a imaginação que a ficção permite, a partir deles, construiu os contos.

“Eu inventei famílias, como as que temos - com bons e esquisitos parentes - criei acontecimentos em nas vidas e coloquei os episódios em contexto. Em alguns casos, dei a eles, infelizmente, alguns traumas, mas em vários outros proporcionei muitas alegrias. Aqui quem conta o conto aumenta o ponto. Pro freguês leitor ver melhor a figura.” O livro tem ilustrações do artista plástico mineiro Wallison Gontijo.

É um universo único o ônibus. Um híbrido de privado e coletivo. É um coletivo de universos privados, é um coletivo de espaço determinado, é um espaço de grande generosidade, mas também de muito cansaço, raiva, desgaste, tumulto, violência, depredação e, especialmente, desprezo para aqueles que trabalham diariamente conduzindo e como cobradores.

Esse projeto tem como propósito usar a literatura como um meio que ajude no resgate do orgulho das profissões relacionadas ao transporte coletivo e da difícil aventura que é se deslocar de lotação pela cidade.

“Ousadia minha? Provavelmente. Mas, de toda forma, garanto algumas risadas, uma conversa distraída no percurso, na hora do café ou até mesmo no trânsito mal-humorado dos horários de pico”, diz a autora.

 

Serviço:

Lançamento com distribuição gratuita para motoristas, cobradores e fiscais de ônibus (pode ser retirado por um familiar)

Dia 19/8 (sábado)

Das 10h às 12h

Parque Municipal (Praça dos Trenzinhos, entrada pela Avenida dos Andradas)

Assessoria de Imprensa

Fred Silva (31) 98811-3568

Informações adicionais:

Constança Guimarães é mineira, jornalista, mãe da Sofia e autora do romance Ombros Caídos Olhando para o Inferno, que será publicado em 2017 pela Editora Urutau. É professora de Maratona de Escrita, no Ateliê Estratégias Narrativas.

Wallison Gontijo é formado em Geografia e em Artes Plásticas e Educação Artística pela Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais. Realizou exposições individuais e coletivas de pintura e desenho no SESC, em Belo Horizonte, no SESI/FIEMG, na cidade de Mariana-MG, e em outros espaços culturais de Belo Horizonte e do interior de Minas Gerais. Ilustrou livros de poesia e ficção.

Rumos Itaú Cultural é um dos primeiros editais públicos do Brasil para a produção e a difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros. Já ultrapassou os 52 mil projetos inscritos vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,3 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

 

Selo Leme: O Leme, de Belo Horizonte, foi criado pela Impressões de Minas e pelo ateliê de escrita Estratégias Narrativas para incentivar a criação literária e publicar novos autores.