Notícias

Mobilização da categoria garante vitória histórica no TRT
Por: 28 de Julho de 2022 em: Notícias

 

 

Tribunal Regional do Trabalho julgou o dissídio coletivo referente

à campanha salarial de 2021 e decidiu pela volta do ticket nas

férias, a limitação do intervalo e, principalmente, a redução

da jornada para 6 horas.

 

 

Os Rodoviários de BH conquistaram uma vitória que entrará para história do movimento sindical em Minas Gerais. Trata-se da redução da jornada de trabalho para 6 horas diárias. Uma bandeira levantada por mais de 20 anos e, que após a grande mobilização na campanha salarial de 2021, foi obtida por meio do dissídio coletivo, deferido pelo Tribunal Regional do Trabalho 3º Região (TRT), no dia 21 de julho.
Além da redução da jornada, os trabalhadores terão novamente o ticket de alimentação nas férias e o intervalo será praticado em, no mínimo 30 minutos e no máximo 60 minutos, conforme reivindicava a categoria.
Vale ressaltar que a decisão ainda cabe recurso, mas a sinalização do TRT ratifica a postura e o trabalho de um Sindicato sério, transparente e combativo. “Abraçamos uma batalha que sabíamos que seria difícil. Porém, tivemos a sabedoria de garantir o índice salarial nas negociações e buscar os avanços significativos na justiça. Na época, fomos criticados, principalmente pelos oportunistas que tentam dividir e minar a nossa luta”, afirma Paulo Cesar da Silva, presidente do STTRBH.
Agora a diretoria do Sindicato vai requer o cumprimento da decisão de forma imediata. Mesmo que o recurso aconteça, a entidade defende que o pagamento do ticket nas férias e as alterações na jornada sejam implementadas. “A luta continuará. Entretanto, essa vitória, mesmo que parcial, demonstra a importância da participação dos trabalhadores na greve do ano passado e o quanto é fundamental a unidade entre Sindicato e categoria. Também faço questão de destacar o trabalho valoroso do nosso departamento jurídico, que venceu uma batalha sem precedentes”, conclui.
O processo na integra poderá ser consultado por meio co n°:0010106-46.2022.5.030000