Notícias

Novembro azul: A importância do rastreio do câncer de próstata
Por: 10 de Novembro de 2022 em: Notícias

novembro azul

 

O mês de novembro faz um alerta para a doença do câncer de próstata, que é uma doença silenciosa porque não apresenta sintomas em seu estágio inicial. Os sintomas começam surgir quando o câncer está avançado podendo provocar dificuldade em urinar, presença de sangue na urina ou dor na região das costas.


Quando ir ao urologista?

É importante estar atento aos sinais do corpo e procurar o urologista sempre que apresentar algum problema como dificuldade ao urinar, dor nos rins ou durante as relações sexuais.

Nos casos em que há diagnóstico de câncer na família independente se for de próstata ou não. É importante agendar uma consulta com o urologista a partir dos 40 anos. Lembre-se que a prevenção é a melhor forma de combater o câncer.


Exames preventivos podem salvar a sua vida!

O câncer pode ser diagnosticado por meio de dois exames: toque físico e laboratorial analisando a dosagem do PSA. Após o resultado se houver aumento da glândula ou PSA alterado, o médico deve solicitar uma biópsia para detectar a presença do tumor e verificar a sua condição. Esses dois exames são fundamentais para a detecção da presença do câncer.


Cuide-se

Mantenha uma alimentação balanceada, evite o consumo em excesso de bebidas alcoólicas e pratique atividade física. Adotar hábitos saudáveis também previne o surgimento de doenças.