Eventos

Mudança no Código de Trânsito aumenta necessidade de atenção pelos Motoristas profissionais
Por: 29 de Novembro de 2016 em: Eventos

A necessidade da prática de uma condução segura e responsável pelos Rodoviários aumenta cada vez mais em função da rigidez da legislação e do custo com os reparos que são impostos aos Trabalhadores. A luta do Sindicato dos Rodoviários de BH e Região (STTRBH) para evitar que os motoristas arquem com valores exorbitantes em casos de batidas ou acidentes é grande. Porém, o aumento de colisões nos últimos meses vem dificultando o diálogo com os patrões, que insistem em repassar os custos aos operadores.

 

A diretoria do Sindicato ressalta a importância da cooperação dos motoristas, no que se refere à atenção no trânsito, respeito às normas e dirigir com cuidado. Esses procedimentos evitariam ao trabalhador todo tipo de transtorno, seja material ou até mesmo criminal (em caso de acidentes com vítimas).

 

Para o presidente do STTRBH, Ronaldo Batista, a CNH é o que concede ao motorista a condição de exercer a profissão. Compete a ele, a responsabilidade de zelar pelo direito. “A cada dia que passa o código de trânsito está mais severo. Nós motoristas devemos ficar atentos a isso e conduzir sempre com segurança. Essa é a melhor forma de garantir o nosso direito de exercer a profissão”, recomenda.  

 

Entre as principais alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), já a partir do dia 01/11, estão às regras que suspendem a permissão de dirigir. Para se ter uma ideia, o condutor que atingir 20 pontos terá a suspensão da CNH por no mínimo seis meses. Antes, a suspensão era por trinta dias. Mas, o condutor que atingir 14 pontos em um período de um ano, poderá optar por realizar curso de reciclagem para zerar a pontuação. Essa opção pode ser feita apenas uma vez dentro de 12 meses.  

 

Veja algumas mudanças importantes no Código de Trânsito a partir de primeiro de novembro de 2016 (Lei 13281/16):

 

Todas as multas tiveram aumento de 66% no valor.

 

Falar ou manusear telefone passa a ser infração gravíssima –Multa: R$ 293,47. (7 pontos)

 

Dirigir sobre influência de álcool: Multa – R$ 2.934,70 – Suspensão da CNH por UM ANO e a obrigatoriedade de curso de reciclagem.